top of page

Catapora ou Varicela (termo médico para a mesma doença) é uma doença comum da infância causada pelo vírus Varicella-zoster e é altamente contagiosa.

Catapora

Quadro clínico


Suas manifestações podem ocorrer até 10 a 20 dias após o contato com o doente, que pode transmitir a doença até 1 a 2 dias antes do surgimento das primeiras alterações de pele.  Geralmente ela começa com manchas vermelhas pelo corpo que, em horas, são acompanhadas de pequenas bolhas que podem, ou não, coçar. A ocorrência de febre moderada é comum antes ou durante o surgimento das novas lesões de pele.

Complicações

A complicação mais comum é a infecção bacteriana secundária das lesões de pele que ocorre pela contaminação da ferida no momento em que o doente coça as lesões variceliformes.

Há complicações mais graves, porém menos comuns e preveníveis em mais de 98% dos casos através da vacina, como a encefalite e a varicela visceral.

 

Como é transmitida?


É transmitida através do contato direto com secreções respiratórias (até mesmo pelas pequenas gotículas imperceptíveis que exalamos durante a respiração/fala e que podem ficar suspensas no ar por horas) ou das lesões do indivíduo contaminado; ou através do contato indireto pelos objetos ou alimentos contaminados.

 

É possível prevenir a Catapora?

Sim, a vacina se tornou disponível nos postos de saúde como parte do calendário básico de vacinas do Estado de São Paulo a partir setembro de 2013, porém em dose única e somente para crianças com 15 meses de vida.

A vacina das clínicas particulares é igual à do SUS?

Sim, porém nas clínicas particulares recomenda-se 2 doses da vacina conforme estudo multicentrico realizado em 10 países europeus com Varicela endêmica.

Esse estudo demonstrou que, em dose única, a vacina contra a Varicela proporciona 90,7% de proteção contra as formas moderadas e graves, porém somente 65,4% contra as formas leves, sendo altamente recomendável o esquema com duas doses da vacina como é aplicada nas clínicas particulares a partir de 12 meses de vida com reforço aos 18 meses de vida (94,9% de proteção contra formas leves e 99,5% contra formas moderadas e graves).

É possível prevenir o surgimento da doença após o contato com alguém doente?


Sim, é possível tentar evitar a manifestação da doença através da vacinação até 96h após o contato, porém só está disponível nas clínicas particulares. Em caso de dúvida, entrem em contato com o seu pediatra.
Lembrando que:
- a vacina foi introduzida nos serviços públicos de saúde a partir de setembro de 2013, porém somente para crianças de 12 meses de vida em dose única junto com a primeira dose da vacina tríplice viral; nas clínicas particulares a vacina é indicada a partir de 12 meses de vida com reforço aos 15 meses de vida, antes mesmo do contato com casos suspeitos ou com a doença;
- quanto mais precoce a vacina após o contato, maior a chance de evitar a manifestação da doença.


 

É necessário afastar a criança de suas atividades habituais?


Como a Catapora é altamente contagiosa e pode ser transmitida pelo “ar”, é necessário o afastamento obrigatório das atividades escolares e sociais.
 


Tem outras dúvidas? Agende uma consulta.

Aviso Legal As informações contidas aqui nos textos e vídeos não pretendem substituir a consulta com um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer plano de tratamento. Em caso de dúvidas procure seu médico.

bottom of page