Especialista em Alergia e Imunologia
Especialista em Alergia e Imunologia

Imunodeficiências Primárias

Imunodeficiências Primárias

Imunodeficiências Primárias
Especialista em Alergia e Imunologia - RQE 54058
Pediatra - RQE 54058

S
Principais

Alergia alimentar é a reação adversa à ingestão de determinado alimento que pode ser tóxica (reação mais frequente), relacionada ao alimento mal conservado ou contaminado por toxina seja de bactérias ou fungos, ou não-tóxica, que geralmente está relacionada ao envolvimento do sistema imune para desencadear a reação que pode ser desde uma “bolinhas" com coceira na pele (urticária), edema de mucosas (angioedema), até sintomas gastrointestinais ou respiratórios. Na infância o alimento mais frequentemente relacionado a alergia é o leite de vaca, enquanto nos adultos são amendoins, nozes e castanhas.
ALERGIA RESPIRATÓRIA
Alergia respiratória é toda aquela que acomete o sistema respiratório podendo comprometer desde o nariz, como uma Rinite, até os brônquios pulmonares como na asma. O alérgeno respiratório mais frequente é o ácaro presente na poeira.
ALERGIA A MEDICAMENTOS
As reações adversas aos medicamentos podem ser divididas em mediadas pelo sistema imune (imunomediadas) e as não-imunomediadas. As não-imunomediadas estão relacionadas aos efeitos diretos do princípio ativo da medicação enquanto as reações imunomediadas são aquelas relacionadas à hipersensibilidade do paciente. Os principais medicamentos envolvidos são: antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios, anticonvulsivantes, anti-hipertensivos, anestésicos, contrastes iodados, hormônios e soros.
DERMATITE ATÓPICA
Dermatite atópica é uma doença inflamatória crônica da pele do indivíduo com tendência alérgica, ou atópico, que pode ser agravada por outras manifestações de origem alérgica.


DERMATITE DE CONTATO
A dermatite de contato pode ser irritativa, como aquela causada pelo uso frequente de produtos químicos (como os produtos de limpeza), ou alérgica que seria mediada pelo sistema imune do indivíduo, sendo o exemplo mais conhecido a dermatite, ou inflamação da pele, pelo uso de bijuteria, geralmente relacionada ao níquel.
URTICÁRIA
Urticária são lesões avermelhadas, elevadas e que coçam (pruriginosas), podem ser pequenas como “bolinhas” (pápulas) ou agrupadas (placas), cada lesão dura menos de 24h surgindo novas ou não nesse intervalo. Quando a urticária dura até 6 semanas é considerada aguda, se durar mais de 6 semanas é crônica. Suas causas podem ser várias, desde infecciosa (a maior parte delas), alérgicas (alimentos, medicamentos, etc), físicas (relacionadas ao frio, por exemplo), associadas ao emocional /atividade física (colinérgicas), ou como sintomas associados a outras doenças que podem ser benignas, como alterações da tireoide, ou malignas como um câncer.

Conhece os testes alérgicos?

Prick Test
O Prick Teste é um dos testes mais conhecidos. Ele é feito na pele do próprio paciente e tem seu resultado em poucos minutos.
Aviso Legal As informações contidas aqui nos textos e vídeos não pretendem substituir a consulta com um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer plano de tratamento. Em caso de dúvidas procure seu médico.